Tempos desafiadores e lubrificantes especiais: eficiência e redução de custos

Publicado por Luiz Henrique Ferreira em 24 de março de 2020
Imagem em tons de azul, com o tema tempos desafiadores e lubrificantes especiais: eficiência e redução de custos

Vivemos tempos desafiadores, fato inegável. A pandemia do coronavírus preocupa, assusta, amedronta, sobretudo quando vai além dos horizontes econômicos e ameaça também a saúde. Somos humanos. Tempos desafiadores e lubrificantes especiais: eficiência e redução de custos!

Mas o que fazer? Lamentar-se apenas ou enxergar este momento como uma oportunidade para quebrar paradigmas e evoluir as práticas que estavam estagnadas no tempo?

Não é a primeira vez que isso ocorre na história. Peste Bubônica (541), Peste Negra (1300), Gripe Espanhola (1918), Gripe Asiática (1657), Gripe Suína (2009), apenas para citar as mais conhecidas e trágicas. Como vencemos? Com coragem para mudar, estratégia para combater e determinação para empregar as ações necessárias.

Precaução e prevenção são, sim, as palavras-chave, mas isso não significa que devemos estagnar em lamentações, muito pelo contrário. Tempos difíceis exigem mudanças, melhorias e otimizações: fazer melhor e com menos. Este é o Norte e a mola mestre para nos conduzir à superação do cenário atual.

Procurando soluções em lubrificação?

Tempos desafiadores e lubrificantes especiais: eficiência e redução de custos, no que isso se relaciona? Em praticamente tudo.

Como assim?

Precisamos que todos estejam saudáveis, com os sistemas imunológicos fortalecidos e atentos para as prevenções exigidas. Para isso, alimentação, higiene e equilíbrio mental, tudo precisa estar alinhado. E como equilibrar-se diante de preocupações com desemprego ou falta de rentabilidade?

Sem dúvidas, o que mais impacta nestes fatores é a situação financeira. Precisamos todos estar produzindo, empregados e empregadores, em relações sustentáveis. Isto tanto é um círculo vicioso, quanto um círculo virtuoso. Depende do modo pelo qual atuamos e focamos.

Saúde ruim → Economia Ruim → Desempregos → Saúde Ruim → …

Saúde ruim → Economia Ruim → Sustentabilidade produtiva → Economia Melhora → Tendência de saúde melhorar → …

Lubrificantes especiais estão intimamente relacionados à sustentabilidade produtiva, que pode ser entendida por otimização no processo produtivo geral, proporcionando economia, redução de custos, manutenção de margens/lucros e empregos, investimentos futuros e mais produtividade. Se hoje o custo operacional é de 100 e a demanda reduzir em 50%, o custo precisa acompanhar essa redução, sem perigos operacionais ou imprevistos desastrosos.

Não podemos continuar fazendo do mesmo modo aquilo que podemos melhorar. Se o cenário positivo de outrora permitia adiar a mudança inegável, em tempos de crises, as ações são urgentes. Parte desse assunto já foi tratado em um dos artigos anteriores: Nanotecnologia em aditivos lubrificantes (https://pizzanilubrificantes.com.br/nanotecnologia-em-aditivos-lubrificantes/).

Apesar de estarmos tratando de sustentabilidade produtiva, o tema de manutenção eficiente está atrelado em sua essência. Um programa de manutenção otimizado, permite menores intercorrências no processo produtivo, menores quebras e custos com peças, por exemplo, diminuição dos custos com lubrificação, entre outros fatores.

Uma manutenção eficiente começa, necessariamente, por uma lubrificação eficiente e otimizada.

Sabemos que as condições das equipes de manutenção, muitas vezes, estão distantes do ideal. Quando tratamos do número de colaboradores na equipe de manutenção vs. número de serviços ou rotinas diárias, geralmente sabemos o resultado desse jogo.

Cada vez é mais comum um número reduzido de colaboradores nos times de manutenção. Por isso, profissionais polivalentes e muito bem treinandos são cruciais para este momento. A Pizzani Lubrificantes oferece treinamentos técnicos, sem custos associados, aos clientes parceiros, com tópicos sobre fundamentos de lubrificantes e corretas metodologias de lubrificação em diferentes segmentos.

Você já pensou sobre a possibilidade de utilizar esses momentos desafiadores atuais para treinar eficientemente a sua equipe de manutenção e buscar parceiros fornecedores que atuem em conjunto e alinhados com os seus objetivos e os da sua companhia?

Você já conhece nossa página no Linkedin? https://www.linkedin.com/company/pizzanilubrificantes/

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios