Pandemia x Redes de Supermercados: Qual o papel dos lubrificantes especiais?

Publicado por Douglas Ribeiro em 17 de abril de 2020
Imagem com o texto Pandemia x Redes de Supermercados: Qual o papel dos lubrificantes especiais? e ao fundo a foto do ambiente de um supermercado

Pandemia x Redes de Supermercados: Qual o papel dos lubrificantes especiais? Essas empresas se viram na necessidade de aumentar os cuidados com a higienização, abastecimento constante dos produtos nas gondolas e, tão importante quanto, toda a cadeia do frio.


Primeiramente, no que consiste a cadeia do frio? Ela engloba todo o processo de transporte, distribuição, conservação, armazenamento e manipulação dos produtos, levando sempre em consideração o controle das baixas temperaturas e a manutenção dos equipamentos de refrigeração para garantir a segurança alimentar dos produtos.

Assim sendo, qualquer falha nesta cadeia pode comprometer a qualidade dos alimentos. O impacto gerado, literalmente modifica o nível nutricional dos produtos, pois as reações químicas e microbiológicas estão diretamente relacionadas com a temperatura.

Procurando soluções em lubrificação?

As redes de supermercados fazem parte dessa cadeia, e contam com uma gama de produtos perecíveis, o que ocorre é, parte desses produtos demandam de um sistema de refrigeração eficiente para que possam ser conservados de forma correta.

Grande parte desses sistemas de refrigeração trabalham com fluidos HCFCs (Gás R22A), e operam com óleos lubrificantes convencionais de base mineral. Nesse tipo de sistema é comum que as trocas do óleo sejam recorrentes e o monitoramento seja eficaz.

Pandemia x Redes de Supermercados x lubrificantes especiais: DESAFIO!

O grande desafio é manter essas condições operacionais, pois a realidade que encontramos no dia-a-dia, em relação às trocas do óleo e do monitoramento desses sistemas é bem diferente.

Quando falamos em manutenções, vemos que muitas das vezes elas não são realizadas, e o óleo convencional mineral tende a perder suas características iniciais, principalmente quando se trata da viscosidade do óleo, o que leva a falha nos equipamentos e quebra de rolamentos, ou seja, perda de eficiência. Como consequência as temperaturas negativas necessárias para a preservação e qualidade do alimento não são atingidas!

Fica claro então, que em meio a pandemia, as redes de supermercados precisam manter hoje, mais do que nunca, toda sua cadeia de frio em linha, sem falhas e com um cuidado ainda mais especial que o habitual. Poucos serviços estão realmente ativos, entre eles os supermercados têm um papel de protagonismo, para continuar abastecendo a população, então imagine em tempos de crise, o risco que uma rede de supermercados está correndo por talvez não dar atenção a uma boa manutenção de seus sistemas, por não dar atenção ao óleo lubrificante ideal.

Mas qual é solução para as redes de supermercados, e qual o melhor lubrificante especial?

Diante desse cenário, a composição química do óleo lubrificante é um dos principais itens a serem levados em consideração na hora de substituir o antigo ou na hora de desenvolver um novo projeto.

comenta o Consultor Técnico William Baião.

Para os sistemas que mencionamos acima, recomendamos a utilização de um óleo lubrificante semissintético que possui um alto grau de compatibilidade com estes fluidos. Por meio dessa compatibilidade ele torna-se bastante adequado mesmo em baixas temperaturas, onde produtos convencionais à base de óleo mineral podem apresentar falhas frequentes.

Você conferiu um pouco mais sobre o tema, pandemia x Redes de Supermercados: Qual o papel dos lubrificantes especiais? Entre todo o conteúdo apresentado, me conta, você imaginava a importância dos lubrificantes especiais para garantir a qualidade dos seus alimentos? Pois é, lubrificante tem tudo a ver com alimentação!


Está precisando de ajuda? Buscando uma solução? CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a linha Trendlub! Um lubrificante especial da Pizzani Lubrificantes.

O Trendlub AB 32 (Semissintético), proporciona mais proteção contra o desgaste mecânico, aumenta a vida útil do equipamento. Além disso, o Trendlub AB 32 também tem excelente desempenho em baixas temperaturas, e maior capacidade de lubrificação nos componentes internos dos compressores.

Gostaria também de convidar você a conhecer nossa página no Linkedin, nos acompanhe e saiba todas as novidades da Pizzani.
LINKEDIN/PIZZANI

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios