O QUE É A TRIBOLOGIA? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

Publicado por Redação Pizzani em 22 de junho de 2020
Imagem com engrenagens contendo o texto "O QUE É A TRIBOLOGIA? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?" pizzani lubrificantes

O fenômeno do desgaste! Você está familiarizado com este termo? Vamos entender melhor este e outros conceitos e simplificar para você o que é a tribologia e qual é a sua importância.


Primeiramente, vamos ao fenômeno do desgaste, onde você precisa considerar outros dois aspectos, que são, a fricção e a lubrificação. Ou seja, desta tríade nasce o termo tribologia, que vem lá do grego “tribo” (fricção, atrito) + “logia”, uma ciência sobre a interação de superfícies em movimento relativo, incorporando o estudo da fricção, lubrificação e do desgaste.

Veja, em diversos casos uma baixa fricção é o que desejamos, como exemplo temos nossas articulações, observe o quadril, ele demanda uma baixíssima força de fricção. Contudo, uma baixa fricção nem sempre é benéfica.

Mas e se a força de fricção for alta?

Nesse caso, observe o exemplo, um pneu em contato com a superfície de um pavimento: precisamos aqui de mais força de fricção? Obviamente que sim! Ou seja, o mundo como conhecemos hoje seria muito diferente caso não houvesse fricção entre os corpos.

Procurando soluções em lubrificação?

Sobre o desgaste…

Como as superfícies se movimentam uma em relação à outra, ocorrerá um desgaste, que resultará em perdas nas superfícies em contato. Estas perdas de material afetarão todo seu sistema, pois este desgaste contínuo vai criando folgas entre as partes que se movimentam, gerando uma liberdade indesejável de deslocamento das partes.


VEJA TAMBÉM:

5 aplicativos para facilitar seu trabalho em home office durante a quarentena

5 dicas para ter mais produtividade em home office

Antifragilidade — um passo além da resiliência!


Falando em afetar todo o seu sistema, sendo mais claro, podemos traduzir em falhas graves de máquinas grandes e complexas, que vão provocar muita dor de cabeça.

Mas existem casos e casos, como na fricção, um desgaste mais alto pode ser considerado, e até desejável, como em processos de lixamento e polimento.

Como manter tudo em ordem?

Enfim, para que consigamos reduzir a fricção e, frequentemente, o desgaste, precisamos da lubrificação! Assim, uma boa lubrificação pode definir o ciclo de vida de seu maquinário, sua eficiência, e influenciar também seus custos.


Ter em mãos o lubrificante ideal pode e faz TODA a diferença.

VOCÊ SABE quais são as coisas mais importantes que você mantenedor, ou você lubrificador devem ficar atentos? Conhecem todos os detalhes imprescindíveis para evitar erros em seu processo de lubrificação?

Temos um material GRATUITO AQUI! Basta acessar o link e você terá em mãos um passo a passo de tudo que precisa saber.

Gostaríamos também de convidar você para curtir nossa página no Linkedin, fique por dentro de nossas novidades, conteúdos e muito mais, basta clicar no botão abaixo.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios