Mantendo a saúde mental em tempos de Coronavírus

Publicado por Felipe Nunes em 13 de Maio de 2020
ilustração de um jovem com itens gráficos representando a saúde mental, na ilustração tem o texto "mantendo a saúde mental em tempos de coronavírus"

A princípio, um dos colaterais que podem se originar pelo isolamento que vivemos na atualidade, proveniente do coronavírus, pode afetar nossa saúde mental. A OMS (Organização Mundial da Saúde) refere que “é uma doença que está gerando estresse na população afetada pelo risco de contaminação, incerteza, isolamento e desemprego entre outros motivos” (1). Tão importante quanto máscara e álcool gel, é muito importante também cuidar de nossa saúde mental.

Antes de mais nada, espero ajudar vocês com dicas valiosas para atravessar este momento de crise, vamos lá?

MENTE E CORPO JUNTOS A FAVOR DA SAÚDE MENTAL

homem se exercitando em casa em tempo de coronavírus

Sim, o covid-19 também pode afetar sua saúde física, mas somente caso você permita! Em isolamento, muitas pessoas estão relaxando nos exercícios físicos, até algumas semanas atrás eu mesmo era um exemplo disso, devemos ter cuidado, pois, podemos estar trocando “seis por meia dúzia”, você escapa do corona, mas pode acabar contraindo outras enfermidades pelo sedentarismo.

Ainda mais, é totalmente possível treinar em casa e se manter ativo, implemente em sua rotina, os exercícios, atividades com peso do corpo ou com uso de livros e alimentos, você aliviar a ansiedade e mantém a saúde durante a quarentena.

Procurando soluções em lubrificação?

NÃO SE ESCONDA DO MUNDO, SAÚDE MENTAL TAMBÉM É ESTAR CONECTADO A PESSOAS

família em vídeo chamada em tempo de coronavírus

Ficar em casa é importante, o isolamento social ajuda no combate a disseminação do vírus, porém, não se desconecte! Mas, a tecnologia está a nossa disposição, hora de usar e abusar dela, ligue para seus familiares, faça chamadas de vídeo e interaja com as pessoas, isole-se sem ficar sozinho, use a tecnologia a seu favor.

LEIA MENOS NOTÍCIAS (pelo menos sobre o coronavírus)

Mulher tomando café lendo as notícias do dia dia para manter a saúde mental

As atualizações constantes de notícias sobre a covid-19 e as pessoas comentando o assunto nas redes sociais podem ser demais para aguentarmos. É importante ter as informações necessárias para sua segurança, mas tente evitar ficar o dia todo vendo ou lendo sobre isso.


VEJA TAMBÉM:

5 aplicativos para facilitar seu trabalho em home office durante a quarentena

5 dicas para ter mais produtividade em home office


DURMA BEM, E ESQUEÇA UM POUCO O CORONAVÍRUS

Mulher dormindo

Devido à nova rotina, talvez seus horários tenham se bagunçado um pouco, talvez você esteja indo dormir mais tarde ou talvez venha dormindo menos horas, como está a qualidade de seu sono?

Uma boa noite de sono é um dos reguladores da saúde mental, uma noite mal dormida pode afetar todo seu dia, imagine semanas assim! Tome como hábito tornar sua cama um lugar especial “sagrado”, quando se deitar limpe sua mente, esqueça os problemas, e deixe as preocupações do lado de fora do quarto.


Em síntese, tudo citado acima são detalhes, que somados, ajudam a manter sua saúde mental! No momento precisamos adaptar nosso estilo de vida e buscar soluções, algumas simples como estas dicas e outras criativas, como pintar um quadro, tudo para combater e sobreviver a esse período de provação para todos nós.

Dessa forma vamos atravessar a crise mantendo a saúde mental em tempos de Coronavírus em dia!

Mas atenção, pois caso você perceba sinais de ansiedade, depressão, pânico ou outros sentimentos que podem afetar sua saúde e até mesmo sua segurança, procure por profissionais como psicólogos e/ou médicos.

E não guarde para você, fale com sua família ou amigos mais próximos, eles irão te ajudar a passar por isso, você não está sozinho.


REF. (1) Covid-19: OMS divulga guia com cuidados para saúde mental durante pandemia BR https://news.un.org/pt/story/2020/03/1707792

Publicado por

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios