Lubrificantes especiais para compressores de refrigeração com amônia

Publicado por Adavil Bicelli em 04 de fevereiro de 2020
Imagem verde com laranja com um compressor de refrigeração com amônia - com o tema lubrificantes especiais

A escolha correta de lubrificantes especiais para compressores de refrigeração com amônia pode garantir maior vida útil dos componentes do equipamento, redução do volume consumido de óleo e eficiência energética do sistema.

A amônia é hoje utilizada em grande escala em diversos processos de refrigeração industrial, entregando algumas vantagens, como:

  • Zero GWP – baixo impacto ao meio ambiente por ser o gás natural mais ecológico
  • Custo reduzido de instalações em sistema de chillers
  • Melhor eficiência energética
  • Melhores propriedades de transferência de calor

Atualmente, a amônia é usada em diversos segmentos da refrigeração industrial

  • Bebidas
  • Leites
  • Gases
  • Processamento de carnes, aves e peixes
  • Câmaras Frias
  • Sorvetes

No processo de refrigeração industrial, temos basicamente quatro passos

  1. Expansão
  2. Evaporação
  3. Compressão
  4. Condensação

Ciclo de refrigeração

O refrigerante se move pelo ciclo perdendo pressão na válvula de expansão, absorvendo calor no evaporador, para depois ser re-pressurizado pelo compressor, expulsando o calor para o ar no condensador e voltando para o vaso de pressão como líquido.

Procurando soluções em lubrificação?

O vapor de óleo não pode ser removido pelo separador de óleo. Ele acaba sendo transportado para o ciclo de refrigeração, condensa e reage com a amônia. Ele se acumula nos pontos baixos que devem ter válvulas para purga de óleo e deve ser removido manualmente.

Os dois tipos de sistemas de refrigeração:

1-Sistema de Expansão Direta

imagem com um sistema de expansão direta

2-Sistema de expansão Indireto (Chiller)

Imagem com sistema de expansão indireto (chiller), lubrificantes especiais para compressores

Para mantermos o sistema de refrigeração operando de forma eficiente, os lubrificantes especiais para compressores exercem um papel importante, devendo ter as seguintes características:

  • Ponto de fluidez crítica: É importante para as propriedades de fluidez a frio do óleo, principalmente no evaporador no ciclo de refrigeração. Se o óleo não fluir, poderá haver acúmulo de ceras no evaporador ou na válvula de expansão, impedindo a fluidez.
  • Estabilidade química do lubrificante para não reagir com a amônia gasosa ou líquida no ciclo de refrigeração, principalmente o conteúdo de hidrocarbonetos insaturados e o teor de enxofre no óleo base. Os compressores de amônia que são lubrificados com óleos minerais naftênicos apresentam baixa estabilidade química. O lubrificante fica escuro, podendo formar lodos e vernizes e causar desgaste, baixa transferência de calor no evaporador e consequentemente perda de eficiência térmica do sistema. O TAN (Índice de acidez total do óleo) aumenta, diminuindo o intervalo de troca vida do lubrificante.
  • Estabilidade na evaporação – Tendência de um lubrificante evaporar com a influência de altas temperaturas e pressão.

A Pizzani Lubrificantes trabalha com lubrificantes especiais para compressores de refrigeração industrial com amônia que atendem a todos estes requisitos citados acima.

Oferecemos uma ampla gama de produtos nas bases químicas Mineral Hidrotratado, Alquilbenzeno e PAO, como CPI 1009-68, CPI 1008-68, CPI 4700-68 e CPI 4600-68.

Sendo assim, destacamos nosso produto CPI 1009-68, óleo mineral hidrotratado, adequado a temperaturas de evaporador de até -39°C.

Com o uso destes lubrificantes especiais, é possível obter:

  • Redução no consumo de lubrificante de 15% a 90%
  • Vida prolongada do óleo, em alguns casos mais de 20.000 horas de operação
  • Melhor lubrificação dos componentes do equipamento
  • Economia de energia possível de até 3% em comparação aos óleos minerais parafínicos

Outro grande diferencial que oferecemos ao mercado está nos produtos homologados nos principais fabricantes de compressores de refrigeração, como Mycom, Sabroe, GEA, entre outros.

Nos sistemas de expansão indireto, podemos fornecer nosso fluido anticongelante, ANTIFROGEN L, produto comercializado com exclusividade pela Pizzani Lubrificantes no Brasil.

Se você precisa de soluções inteligentes em lubrificantes especiais para compressores de amônia, procure nosso time de consultores técnicos!

Acesse https://pizzanilubrificantes.com.br/fale-conosco/

E você? já conhece nosso perfil no Linkedin? Confira nossa página https://www.linkedin.com/company/pizzanilubrificantes/

#WeMoveTheFuture

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios