Saiba mais
A lubrificação relacionada a zonas portuárias está repleta de desafios, como a maresia, problema de contaminação d’água do mar, as questões ambientais relacionadas a isso e a forte oxidação.
A lubrificação tem uma imensa importância para toda a manutenção industrial, mas quando tratamos de um segmento tão específico e tão importante como naval e tudo que está relacionado a ele, como as zonas portuárias, a lubrificação ganha um papel de ainda mais destaque.
A maresia carrega consigo umidade e sal, que são dois agentes extremamente agressivos para oxidação de qualquer liga metálica, por isso, nesses casos, além de promover a lubrificação em si, ou seja, a diminuição do atrito, o lubrificante tem um papel protetivo essencial, e até por isso, você necessita de lubrificantes que suportem essa maresia, ou seja, que promovam a proteção do seu rolamento, mancal ou engrenagem.
Um elemento que é muito utilizado nessas zonas portuárias são os cabos de aço, são submetidos a grandes cargas e as vezes possuem até o contato direto com água do mar. E a lubrificação desses cabos de aço não pode ser negligenciada de jeito algum, justamente pela criticidade do processo de transporte que eles fazem.
Quando você opta pelo lubrificante adequado para a lubrificação desses cabos de aço, além de evitar manutenção corretivas, que podem prejudicar e comprometer toda a integridade das pessoas envolvidas ali em sua manutenção, isso pode colocar em risco e comprometer cargas valiosas e até mesmo os equipamentos que estão envolvidos nesse segmento, que também são de alto custo para esses casos em que, por exemplo, o cabo de aço entra em contato direto com a água do mar. A utilização de lubrificante biodegradável é fundamental pelas questões ambientais e a fiscalização cresce a cada dia nesses segmentos.
Em decorrência de toda essa complexidade que envolve o segmento naval e as zonas portuárias de maneira geral, a Pizzani Lubrificantes adota a postura de atender a sua realidade em específico, através de consultorias em que vamos analisar a condição operacional e o melhor lubrificante para sua aplicação em específico. Em hipótese alguma, essas indicações de lubrificantes podem ser feitas naquele sistema de/para, onde você compara o lubrificante que está utilizando hoje a uma base completamente igual, isso evita erros e trabalha na otimização em que é tanto necessária nesse segmento.
Gostaria de saber um pouco mais sobre o universo dos lubrificantes biodegradáveis? Especialmente para lubrificação dos cabos de aço? FALE AGORA MESMO COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS!
Por fim, gostaria de dizer muito obrigado por acompanhar nosso conteúdo. Convido você para se inscrever no nosso Canal no YouTube e desbravar o mundo da lubrificação de forma interativa e prática. Nos vemos em breve, até!