TIPOS DE LUBRIFICANTES

Publicado por Redação Pizzani em 29 de junho de 2020

Antes de mais nada, falamos recentemente sobre tribologia (Leia aqui), que se constitui entre fricção, desgaste e lubrificação, bem como no desenvolvimento de tecnologias de otimização dos processos de fricção. Ou seja, vamos agora conhecer um pouco mais sobre uma parte importante da tribologia, nos acompanhe e conheça mais sobre os tipos de lubrificantes.


Óleos altamente eficientes para uma lubrificação de confiança

Os óleos dissipam eficientemente o calor nos pontos de lubrificação. Bem como, apresentam um poder de fluência e molhagem muito bom.

Procurando soluções em lubrificação?

Por esta razão, com temperaturas ou velocidades elevadas é utilizada a lubrificação a óleo. Entre os exemplos de utilização típicos encontram-se as engrenagens, correntes, componentes hidráulicos e compressores.

Graxas – proteção duradoura

Quando, por motivos construtivos, não é possível efetuar a lubrificação a óleo, na maior parte das vezes, é utilizada a graxa. As graxas são constituídas por um óleo de base ligado por um espessante.

Desta forma o lubrificante é mantido no ponto de lubrificação, onde zela por uma proteção duradoura e eficaz contra a fricção e o desgaste, vedando o ponto de lubrificação contra influências externas como a humidade. As graxas são utilizadas frequentemente em mancais de rolamento e de deslizamento, fusos, guarnições, vedações, guias e ainda correntes e engrenagens.

Pastas para fácil montagem e desmontagem

A estrutura das pastas corresponde essencialmente à das graxas. No entanto, a porcentagem de lubrificantes sólidos é substancialmente maior.

Isto garante uma ação de lubrificação, separação e proteção contra a corrosão, mesmo no caso de utilização sob condições de temperatura e pressão extremas e com agentes agressivos. As pastas são utilizadas tanto a nível das uniões roscadas como da montagem de pinos e pernos à pressão, bem como em rodas dentadas.

Lubrificantes secos a alternativa para casos especiais de utilização

Os lubrificantes secos podem ser divididos em lubrificantes sólidos pulverulentos, películas de deslize cerosas e lacas lubrificantes contendo matérias sólidas.

São utilizadas em parafusos, pernos, anilhas, molas, anéis vedantes, rodas dentadas, guias de deslize e fusos roscados.


Ter em mãos o lubrificante ideal pode e faz TODA a diferença.

Por fim, VOCÊ SABE quais são as coisas mais importantes que você mantenedor, ou você lubrificador devem ficar atentos? Você conhece todos os detalhes imprescindíveis para evitar erros em seu processo de lubrificação?

Temos um material GRATUITO AQUI! Basta acessar o link e você terá em mãos um passo a passo de tudo que precisa saber.

Gostaríamos também de convidar você para curtir nossa página no Linkedin, fique por dentro de nossas novidades, conteúdos e muito mais, basta clicar no botão abaixo.

Obrigado por acompanhar nosso conteúdo sobre os tipos de lubrificantes que temos a nossa disposição, nos vemos em breve com mais informações para vocês.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios