QUAIS SÃO OS EFEITOS NOCIVOS DA MISTURA DE LUBRIFICANTES?

Publicado por Redação Pizzani em 30 de julho de 2020
Quais são os efeitos nocivos da mistura de lubrificantes? Pizzani Lubrificantes

Você conhece quais são os efeitos nocivos da mistura de lubrificantes?


Primeiramente, se não temos certeza ou controle absoluto daquilo que usamos, o risco de erro é gigantesco! Por esse motivo é muito importante a identificação correta de todos os lubrificantes utilizados no processo.

Procurando soluções em lubrificação?

Ainda mais quando nem todos os lubrificantes são formulados de modo similar. Muito pelo contrário, cada fabricante utiliza matérias-primas, aditivos e processos, por vezes, diferentes entre si.

Simultaneamente ao que citamos, existe um grande problema na indicação de lubrificantes apenas pelo modo de definição de contratipos.

De fato, misturar lubrificantes, por vezes, pode ser tão prejudicial quanto não lubrificar, pois, as reações indesejadas possíveis são diversas, alterando, por exemplo, a viscosidade, a consistência (no caso de graxas), o suporte a temperaturas extremas, a resistência à carga ou à rotação/velocidade, além de possibilitar degradação das vedações e, num contexto geral, maior índice de falhas e quebras, resultando no aumento de gastos totais.

Dessa forma, tabelas de compatibilidade entre bases de óleos e tipos de espessantes devem sempre ser analisadas com muito critério e atenção! Pois elas não consideram a especificidade de cada lubrificante já pronto!

Logo, consulte sempre o fornecedor de lubrificantes para o apoio correto e preciso nestas questões. Enfim, o cenário ideal é que nunca sejam misturados dois lubrificantes distintos e que as limpezas prévias dos elementos e componentes sejam sempre realizadas, também com agentes de limpeza adequados.


Por fim, gostaria de dizer muito obrigado por acompanhar nosso conteúdo sobre quais são os efeitos nocivos da mistura de lubrificantes.

Convido você para curtir nossa página no Linkedin, fique por dentro de nossas novidades, conteúdos e muito mais, basta clicar no botão abaixo.

Se quiser saber ainda mais sobre a Pizzani, nossa história, produtos e mercados de atuação CLIQUE AQUI! Nos vemos em breve, até!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios