QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA CONTAMINAÇÃO?

Publicado por Redação Pizzani em 27 de agosto de 2020
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA CONTAMINAÇÃO? pizzani lubrificantes

Você sabe quais as consequências de uma contaminação?

Quando falamos em contaminação em um lubrificante (óleo ou graxa), não resumimos apenas aos agentes sólidos (poeira, metais e etc), mas também aos agentes líquidos (água, demais compostos químicos, outros óleos) e gases (comuns em alguns processos industriais específicos, como amônia, enxofre, derivados e etc).

Procurando soluções em lubrificação?

Primeiramente, o principal objetivo de um lubrificante é a redução do atrito entre as superfícies, prevenindo também o desgaste e a oxidação. Para isso, a película ou filme lubrificante gerado necessita de uma integridade para a máxima performance. Agentes contaminantes interferem diretamente nesta integridade.

Afinal quais são as consequências de uma contaminação?

Em linhas gerais, os contaminantes sólidos, em contato com a película lubrificante, podem gerar rompimento ou falhas em sua formação, agindo também como um abrasivo promotor de desgaste. Já os contaminantes líquidos e gasosos, além da perturbação física no sistema (principalmente no caso dos líquidos, que interagem com o filme lubrificante, diminuindo sua resistência e/ou alterando sua correta formação), também podem agir quimicamente, sejam em interações superficiais ou mais profundas na composição do lubrificante, alterando, por exemplo, sua viscosidade, sua acidez e inativando a ação de diversos aditivos antioxidantes, anti-desgaste, anti-espumação, extrema pressão, entre outros.

Além disso, tais contaminantes podem afetar, além do lubrificante em si, também os elementos mecânicos que estão sendo lubrificados, agindo diretamente em sua superfície.


Por fim, gostaria de dizer muito obrigado por acompanhar nosso conteúdo sobre as quais as consequências de uma contaminação.

Convido você para curtir nossa página no Linkedin, fique por dentro de nossas novidades, conteúdos e muito mais, basta clicar no botão abaixo.

Além disso TEMOS UMA NOVIDADE! Você já conhece nosso canal no YouTube? Se não, clique aqui e se inscreva, lá postamos conteúdos exclusivos semanalmente! Confira o vídeo abaixo e dê sua opnião.

Se quiser saber ainda mais sobre a Pizzani, nossa história, produtos e mercados de atuação CLIQUE AQUI! Nos vemos em breve, até!

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios