ESTAMPAGEM E USINAGEM DE METAIS

Publicado por Renato Teixeira em 03 de julho de 2020

Estampagem e usinagem de metais, que tal utilizar um óleo para estampagem que não deixa resíduo e um fluido para usinagem, de última geração, semissintético?

Em primeiro lugar, normalmente os fluidos para usinagem, disponíveis no mercado, atendem à grande maioria das aplicações e possuem formulações consideradas medianas, capazes de atender uma grande gama de clientes e oportunidades. Seja como for, o mercado sente-se atendido muito bem em suas demandas. Mas, algumas aplicações, um pouco mais exigentes, requerem produtos diferenciados, que possam proporcionar resultados diferentes dos normalmente alcançados.

Daí surge a Pizzani Lubrificantes, com uma linha de produtos fabricados e formulados pela COGELSA, empresa centenária de origem espanhola, representada de forma exclusiva no Brasil por uma entidade profissional também familiar.

Quando se trata de usinagem de peças em aço carbono, aço inoxidável, ferro-fundido e até alumínio, de média e alta complexidade, com aditivos de extrema pressão e anticorrosivos, uma das indicações é o produto ULTRASOL 60 EP.

Procurando soluções em lubrificação?

Trata-se de uma emulsão aquosa que proporciona um excelente acabamento superficial e uma vida útil do ferramental ampliada.

E quando o processo é uma estampagem de metal?

Podendo ser chapas de aço (ou até mesmo alumínio), onde o desejo do cliente é eliminar as etapas posteriores de limpeza (desengraxe) usando um produto sem cheiro, isento de substâncias cloradas, sem causar quaisquer irritações ao operador e com certificação NSF H1?

Para esta necessidade, uma das alternativas é o produto ULTRALUB EV 7 ATOX, pois ele é rapidamente evaporado após cumprir seu papel.

E quando não há necessidade de se utilizar um produto com certificação NSF H1, como por exemplo para estampagem de aço e de alumínio e eventualmente os metais “amarelos” de baixa espessura e para as situações onde não haja interferência com a soldagem, com a cromação e com a laqueação posteriores?

Uma das soluções disponíveis é o produto ULTRALUB EV 3, que também poderá ser utilizado – com bastante sucesso – para o corte de vidros planos, com espessuras variando de 3 a 12,5mm. Quanta versatilidade em somente um produto!


De qualquer maneira, sempre recomenda-se obter as seguintes informações, para indicar o produto mais adequado.

São elas:

  • Qual metal será conformado?
  • Qual o processo? Estampagem, dobra, corte fino etc.?
  • Qual o grau de dificuldade do processo? Baixo, médio, alto?
  • Qual o tipo de prensa?
  • Sobre a chapa, qual será a espessura?
  • Qual o sistema de aplicação? Por pulverização, por imersão, por gotejamento, por rolos etc.?
  • Quais os processos posteriores? Limpeza, desengraxe, acabamento superficial etc.?
  • Quantos processos e quantos produtos são utilizados? Quais produtos? Ou utiliza somente um produto (óleo) para todos os processos? Os produtos são base óleo, base água ou rapidamente evaporável?

Por fim e não menos importante, o que você cliente deseja otimizar em seu processo? Assim como, qual sua principal necessidade ainda não atendida? Em conclusão, entre em contato com a Pizzani AQUI.

Temos total interesse em cuidar dos seus fluidos de processo, sendo um verdadeiro parceiro técnico, ajudando sua empresa a alcançar suas metas de crescimento da melhor maneira possível.


Enfim, gostaria de dizer muito obrigado por acompanhar nosso conteúdo sobre estampagem e usinagem de metais.

Gostaríamos também de convidar você para curtir nossa página no Linkedin, fique por dentro de nossas novidades, conteúdos e muito mais, basta clicar no botão abaixo.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios