A importância dos sistemas de climatização no controle da propagação do COVID-19

Publicado por Rodrigo Gusmão em 15 de Maio de 2020

A princípio, qual a importância dos sistemas de climatização no controle da propagação do COVID-19?

Ambientes sem climatização, sem ventilação ou manutenção adequadas são prejudiciais à saúde além de improdutivos e insalubres, e podem aumentar o índice de contágio. Ambientes climatizados e com devido gerenciamento da manutenção, podem gerar aumento da produtividade, combater micro-organismos (como o COVID-19) além de trazer bem-estar pessoal aos que se utilizam do sistema.

Seja como for, com a crescente transmissão do COVID-19 ao redor do mundo, muitos órgãos buscam as possíveis formas de propagação e contaminação do vírus. Não se pode afirmar com certeza a forma em que esse vírus ataca, mas estudos mostraram que ele pode se propagar por meio de microgotículas suspensas no ar, então, em ambientes devidamente climatizados podemos reduzir a propagação.

Cenário atual: COVID-19 X Sistemas de Climatização

No atual cenário onde o mercado se vê retomando gradativamente as atividades, além de atividades de extrema necessidade que não pararam como hospitais, indústria farmacêutica, farmácias, laboratórios, supermercados, data centers, entre outros, têm buscado caminhos necessários para proporcionar cada vez mais segurança aos seus usuários (clientes, colaboradores, pacientes…) disponibilizando itens de segurança necessários.

Procurando soluções em lubrificação?


VEJA TAMBÉM:

Pandemia x Redes de Supermercados: Qual o papel dos lubrificantes especiais?

Lubrificador: O profissional chave na lubrificação!


Em conclusão, os sistemas de climatização dos ambientes, estão recebendo a devida atenção? É extremamente importante tomar certos cuidados para que seu sistema se torne um aliado para evitar a propagação do COVID-19, além de outros tantos micro-organismos que pairam sobre nós.

A importância do controle e prevenção da climatização para evitar a propagação

Deve-se observar se a manutenção preventiva e a corretiva estão atualizadas! E não só feitas por um profissional habilitado, mas com itens de qualidade que compõem essa manutenção, evitando assim outros problemas que o sistema pode desenvolver. Nesse sentido, de que forma um sistema de climatização pode agregar no combate a micro-organismos e possivelmente ao atual COVID-19?

  • RENOVAÇÃO DE AR: garante a circulação do ar, ventilação, não permitindo que poluentes se concentrem no ambiente.
  • FILTRAGEM: gera a retenção de microgotículas e partículas, evitando propagação de micro-organismos infecciosos.
  • CONTROLE DE TEMPERATURA E UMIDADE: mantendo a temperatura correta se reduz a umidade, se inibe a proliferação de micro-organismos e proporcionar bem-estar.
  • MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR: possibilita monitorar o nível de CO₂ (dióxido de carbono) no ambiente deixando dentro de índices determinados pelos órgãos.

Logo, o combate depende da manutenção periódica dos equipamentos e principalmente a utilização de lubrificantes e equipamentos adequados e de qualidade. Sobre a importância dos sistemas de climatização no controle da propagação do COVID-19 podemos concluir ser imprescindível.

Assim, a Pizzani Lubrificantes disponibiliza soluções de alta qualidade, desempenho e performance, que irão gerar redução de custo e médio prazo. Confira o melhor custo benefício do mercado CLICANDO AQUI!


Atenção: Existe uma normativa que obriga os imóveis com sistemas de refrigeração a terem um PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) em janeiro de 2018, a Lei 13.589/2018, publicada no Diário Oficial da União, determina que todos os edifícios — públicos ou privados — são obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado.

Consulte-nos, estamos juntos nessa luta e sairemos mais fortes.

Fontes: ABRAVA / Blog do Frio

Publicado por

Compartilhe

Comentários

  1. Daniel Aparecido Pimenta disse:

    Rodrigo,

    Parabéns pelo artigo, mostrando sua capacidade de se reinventar de acordo a situação se mostrando mais que capacitado e focado em qualquer projeto que realiza, torço sempre pelo seu crescimento e profissionalismo, obrigado pela amizade e conhecimento profissional, sucesso…

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios