5 DICAS PARA TER MAIS PRODUTIVIDADE EM HOME OFFICE

Publicado por Felipe Nunes em 14 de abril de 2020
Homem em home office concentrado com o texto 5 dicas valiosas para ser mais produtivo em home office

Como vai a sua rotina em home office? Relaxa, aproveite a leitura e siga essas 5 dicas para ter mais produtividade em home office que preparei especialmente para você. Talvez sua empresa ainda não tenha aderido ao home office, ou você já tem seu cantinho em casa mas precisa de mais dicas para tornar seu home office o mais eficiente possível, vamos driblar a pandemia juntos.

1 – Lidando com sua família e sua casa

Pode ter certeza! Será tentador a possibilidade de manter seu lar 100% organizado, em minha experiência com mais de 6 anos trabalhando exclusivamente em home office, estar a poucos passos daquela louça que ficou do jantar, sempre foi um convite a distração naquele início de jornada, a intenção era boa mas no fim acabava com a minha produtividade, e isso atrapalhava a execução e prazos de tarefas importantes. Junto no pacote vem a família, seus pais, filhos até mesmo o cachorro, pode ser meio complicado no início, caso eles não estejam familiarizados com o home office, entender e respeitar seu espaço.

O ideal é que para sua casa, você se mantenha focado, estabeleça que assim como em sua empresa você somente poderá se dedicar após seu horário de expediente, resista a louça, esqueça o quintal que precisa varrer, você tem objetivos maiores no momento, e quanto a sua família marque uma reunião ou um bate-papo, reúna todos e explique a situação “eu estou, mas não estou aqui”, e não caia no famoso “me chame só se for urgente!”, pois pode ter certeza que uma hora ou outra vão encontrar uma urgência para te desfocar e não será tão urgente, pode acreditar.

2 – Crie um cantinho só seu

Primeiramente, não seja um nômade, determine um local fixo, você precisa ciar uma rotina, e evitar experimentar todo dia um local de trabalho novo, isso pode acabar detonando sua produtividade. Após escolher seu local, o torne confortável, mas confortável não significa fazer o home office em seu sofá, o ideal é escolher a cadeira mais confortável que você tiver, um espaço o mais silencioso possível e livre de um trânsito muito frequente de pessoas. Outra coisa que tenho que te informar é sobre um dos maiores vilões do home office, a televisão, atenção! FIQUE O MAIS DISTANTE POSSÍVEL!

Procurando soluções em lubrificação?

Uma dica extra é quanto a como se vestir, claro que não estou dizendo para você usar terno e gravata, claro que não, escolha algo confortável, mas por favor evite ficar de pijama, pode parecer bobeira mas naquele momento mais estressante durante o dia, sua cama pode te sequestrar! Afinal você já estará a rigor.

3 – Fuja da síndrome do tatu

Depois de alguns dias talvez você se acostume com o silêncio, e se sinta mais produtivo, porém conforme o passar dos dias você também perceberá um certo abismo entre você e sua equipe, lembra dela? Vocês trabalhavam juntos até pouco tempo! Então, o home office caso você não se policie te afasta daquela sensação de unidade, de time, talvez você até perca um pouco daquelas ideias fantásticas ou sacadas que podem virar o jogo, porque muito disto é discutido as vezes em um momento espontâneo da equipe, ou naquela pausa de 5 minutos para o café.

Use ferramentas que mantenham você e sua equipe próximos, agende reuniões, bate-papos e mantenha-se conectado, caso você se encolha no conforto de sua carapaça, como um tatu, quando chegar a hora de voltar a rotina na empresa você terá uma difícil tarefa, se integrar novamente a sua equipe.

Inclusive, eu tenho um conteúdo perfeito para você no link abaixo.

4 – Não viva um dia depois de amanhã

A filosofia do “vou vivendo um dia de cada vez” é bonita, mas não a leve para seu home office, PROGRAME-SE, em casa tenha a certeza que a cobrança fica um pouco mais leve, já que seu chefe não está tão perto para lembrar de você e daquele pedido urgente, toda vez que vai pegar uma água, por isso é importante nesse período ter suas metas e tarefas claras e a mão sempre, uma dica de ouro é o uso da agenda, você pode usar agendas virtuais, claro! Elas cumprem o trabalho, mas se você quer algo infalível, a boa e velha agenda de papel ali na sua mão, é uma companheira e tanto! Faça uma lista do que precisa fazer em cada dia e procure não se distrair até que tudo esteja devidamente riscado.

PS.: Se você como eu ama livros, entende que aquele cheirinho de novo faz parte da experiência, não é? Pois bem, é a mesma sensação quando você risca na agenda uma tarefa concluída.

5 – Seja firme, mantenha a disciplina

Depois de tudo que mencionei aqui, quero que você compreenda que há um grande pilar que sustenta muito do que falei, a disciplina, se puder escreva essa palavra em um pedacinho de papel e deixe bem visível para você, e para as pessoas que estão com você também!

  • Você deve ter disciplina para não sair o tempo todo do seu cantinho que arrumou com tanto cuidado;
  • Disciplina para resistir a seu cachorro ou gato pedindo colo, ou para algum familiar falando em alto e bom som “aiiiii como eu queria alguééém para me ajudar aqui, SABE!”;
  • Disciplina para seguir sua agenda e não postergar as coisas que são mais urgentes e importantes;
  • Disciplina para manter-se ligado a sua equipe, e procurar por ela ao invés de esperar que eles procurem por você;
  • Disciplina para entender que você não está de férias.

Se você está em home office, muito além da crise, significa que sua empresa depositou confiança em você, não quebre essa confiança, mantenha a disciplina, não é fácil, mas completamente possível. Trabalhar desta maneira pode no final das contas te ajudar a conhecer um pouco mais sobre si mesmo, e gerar um crescimento profissional que você nem imagina.

BÔNUS: Quem não gosta da cereja do bolo?

Para fechar as dicas, gostaria de chamar sua atenção para um fenômeno do home office, que pode ou não acontecer com você, por isso ele ficou de fora da lista, pois até mesmo o seu tipo de trabalho pode influenciar neste ponto, que é: O misterioso caso do “nem vi a hora passar!”, sim meus amigos, por mais que você crie um espaço perfeito, seja focado e super produtivo, você ainda sim estará em casa! E isso pode trazer um risco.

Por estar no conforto de seu lar, sem perceber, você talvez vá se deixar levar, e o tempo vai voar! Caso não tome cuidado, quando olhar no relógio já serão talvez 19h00 ou 20h00, já distantes do comum pelo menos para a maioria 18h00, no meu caso como por muito anos me dediquei ao Design, por vezes muitas vezes mesmo cheguei a marcos como 22h00, 23h00 e vez ou outra 01H00, na verdade já fui muito além, como comentei antes isso depende um pouco da profissão, no meu caso as vezes a criatividade batia fora do expediente, e como eu já estava ali com meu notebook a postos eu me deixava levar e simplesmente ia produzindo descontroladamente, mas sobrevivi e aprendi na prática a importância de estabelecer, cumprir e honrar nossos horários, inclusive o horário ao qual devemos PARAR!

Veja bem, tudo em excesso é prejudicial, trabalhar não fica de fora da lista, pode parecer até absurdo de certo modo, no início, mas com o tempo você compreende que todo aquele gás maravilhoso e produtividade absurda que você ganhou no home office, vai consumir sua sanidade, saúde e qualidade no trabalho caso você não se “freie”, seja qual for seu expediente, mantenha-o mesmo longe de seu trabalho.


Espero ter contribuído e agregado a você dicas valiosas, tudo que descrevi me ajudou ao longo do tempo na prática do home office, claro que tem muito outros pontos a se levar em conta, e quem sabe não fazemos uma parte 2 da lista? Talvez, você mesmo possa me ajudar, e aí? Você tem alguma dica valiosa que gostaria de compartilhar com a gente?

Hey, já conhece nosso perfil no linkedin? Clique aqui e siga nossas novidades!

Publicado por

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios