3 passos para seu negócio ser mais forte durante e pós pandemia!

Publicado por Felipe Nunes em 30 de abril de 2020
texto 3 passos para seu negócio ser mais forte durante e pós pandemia! para blog pizzani lubrificantes

A crise continua, e seu negócio como está se saindo? O que fazer para tornar seu negócio mais forte? Confira nossos 3 passos para seu negócio ser mais forte durante e pós pandemia!


O mundo parou, ou a maior parte dele pelo menos, porém, as despesas ainda estão aí batendo em nossas portas! Além disso, existem as grandes baixas no faturamento dos negócios, muitos até mesmo sem atividade alguma, diante deste problema surge o medo de precisar baixas as portas, mas desta vez para sempre.

A palavra-chave é adaptação! Empresas de maior porte já sabem como é, muitas já sobreviveram a outras situações difíceis, porém, empresas menores ou até mesmo empresas mais jovens no mercado ainda não precisaram passar por esse jogo de cintura, onde em época de grande crise devem abraçar e buscar mudanças no jeito como estão acostumados a fazer negócios.

Mas não adianta somente ir à guerra com seu rifle em mãos sem ter um plano bem definido de ação! Então, vamos do início, é importante criar um planejamento forte, e eu diria que rápido, seja durante ou pós pandemia, isso pode ser seu diferencial diante do atual cenário do mercado.

1º PASSO: CUIDE COM CARINHO DO SEU CAIXA!

Sim, mesmo soando óbvio, existem empreendedores que não acompanham entradas e saídas, o que pode gerar muita dor de cabeça. Aqui todo e qualquer detalhe mesmo que mínimo tem relevância, de gastos a receitas.

Procurando soluções em lubrificação?

Em qualquer época, pequenas bolinhas de neve de gastos desnecessários podem se acumular! Fazendo uma falta enorme no seu fechamento, você não quer uma avalanche de problemas! Ou quer?

Mantenha um bom controle de tudo que entra e sai do seu negócio e você terá um mapa. Esse mapa poderá te ajudar a atravessar a crise e encontrar-se ainda em solo firme quando ela passar.

Talvez ainda tenhamos alguns meses dessa situação pela frente, já pensou que caso não tome cuidado você pode ficar à deriva? Você pode dar sorte ou afundar.

Mas, não basta sobreviver! Ou seja, apenas ter consciência de como está sua situação para tomar suas decisões, você tem que ir além, otimizar seu fluxo de caixa. É hora de se precaver, corte o desnecessário, diminua despesas e reveja dívidas, talvez seja a hora de negociar, evite futuras dores de cabeça.

2º PASSO: NÃO SUMA DA MEMÓRIA DE SEU CLIENTE!

Se você não buscar saídas para combater as portas fechadas, talvez quando o vírus der adeus já seja tarde demais para você! Observe as redes sociais, neste momento são serviços essenciais para todos nós, algumas empresas estão conquistando seu espaço online, já outras estão potencializando ainda mais sua presença digital.

Fique mais próximo de seu público! Seja presente na vida de sua rede com conselhos, dê dicas, escute, e tente adaptar caso seja possível seu produto ou serviço. Você já pensou em inovar e ter um novo produto ou serviço que seria ideal para as redes sociais? Isso é algo para se pensar!

Mas se você se enquadra na lei (que está variando de estado para estado, e em alguns casos até mesmo variando de cidade para cidade) e pode manter as portas abertas, busque informações, se adapte, diminua os riscos de contato físico.

Lembrando que, isso vai depender de negócio para negócio, mas é importante que você tome atitudes que possam diminuir a possibilidade de transmissão do Covid-19.

Comunique suas mudanças, seu cliente deve enxergar que seu negócio está preocupado em entregar um produto ou serviço 100% seguro. Além disso, você contribui ao combate do vírus.

Observação: Procure se informar na prefeitura de sua cidade, ou junto ao estado, se seu negócio se enquadra na lista de liberados, e solicite caso positivo instruções caso existam exigências.

3º PASSO: ESTUDE E SE QUALIFIQUE MAIS!

Não basta apenas investir em outras áreas, ou tentar novas maneiras de fazer negócio se você estiver no escuro! E isso não quer dizer que para obter o conhecimento necessário você irá penar, na verdade, essa pode ser a hora perfeita para estudar, usar um pouco de seu tempo que tenha ficado ocioso para investir em você, no seu negócio.

Você pode tirar um sonho do papel e aprender algo completamente novo para aplicar em seu negócio, se reinventar! Ou aprimorar algum conhecimento que faça a diferença e agregue valor no que você oferta, isso vai te ajudar especificamente nesta época de crise principalmente para se destacar da concorrência.

Existem diversas empresas de educação que estão ofertando cursos gratuitos em áreas de tecnologia, por exemplo, lembra que falei em redes sociais logo ali em cima, então, que tal aprender a gerenciar melhor suas redes sociais com um curso de ‘social media’, ou aprender a montar um site em alguma plataforma e finalmente construir um para sua empresa. Existem cursos que te ajudam inclusive a incluir seus produtos (caso trabalhe com isso) em marketplaces como o Mercado Livre, Amazon entre outros.

Nota: Dissemos que aqui você encontraria dicas também para o pós pandemia, então, seja durante ou pós pandemia continue se especializando, buscando conhecer novas áreas, principalmente as ferramentas digitais que são vitais hoje em dia! Eu indico a UDEMY.COM, lá você encontra mais de 100 mil cursos online, uma maneira prática para você obter mais conhecimento, e o melhor com valores incríveis e justos.


Por fim, tenha consciência, quanto mais cedo seu negócio estiver preparado, melhores serão seus resultados no agora, e provavelmente, para os próximos meses também.

WE MOVE THE FUTURE!

Publicado por

Compartilhe

Deixe seu comentário

Os campos com * são obrigatórios